sexta-feira, 10 de junho de 2011

Facebook é notificado por denúncias de violação à privacidade

*Essa notícia foi retirada do site www.g1.globo.com.

A exposição que fazemos de nós aos outros parece que está sendo uma grande necessidade. O que me leva a colocar minhas fotos para que os outros as vejam? O que faz com que eu tenha que mostrar o meu diálogo com um amigo aos outros? O que me leva a compartilhar assuntos de meu interesse com outras pessoas? Uma das respostas para essas perguntas seria a questão de como a subjetividade de cada um está inserida nesse mundo virtual que faz parte de nosso cotidiano.  Não conseguimos mais fazer nossas tarefas pessoais sem antes dizer a todos, é incrível. Qual seria a graça de eu ter olhado um filme comendo pipoca e ninguém ficar sabendo disso ou, então, qual seria a graça de eu ter comprado um cachorro e não o expor a todos através de uma foto? Estamos vivendo numa época em que há uma necessidade de exposição ou de exibição. Provavelmente, pode ser que já tenham pessoas que fazem algo só para se expor, ou seja, acho que eu vou pular de pára-quedas, pois vai ser muito divertido colocar isso no meu facebook. Não duvido de que há, ainda, aqueles que colocam algo antes de fazer uma ação, ou seja, escreve no “programa”: “vou andar de bicicleta agora”; imagina se essa pessoa não for andar, estará mentindo, sentirá um remorso, então se obriga a andar de bicicleta (pode ser que eu esteja levando ao extremo com esse exemplo, mas não duvido de que há).  No entanto, o ponto que deve ser discutido é: será que as pessoas vivem para os outros ou para si mesmas?  Porque no momento em que eu não consigo fazer mais nada a não ser que compartilhe o que eu vou fazer com outras pessoas, eu estou precisando de quê? Portanto, viver para os outros e não por si mesmo é estar alienado em sua forma de viver.   

Culpam o facebook por violação de privacidade, porém, no momento em que eu me exponho de forma compulsória (digamos assim) em algo em que todos podem ter acesso, por mais  bloqueado que seja, eu tenho que estar conscientizado de que uma hora isso pode “vazar” por aí. Não sei se o facebook é realmente um culpado nisso tudo, mas as próprias pessoas que ali se exponham devem estar conscientes de que podem não ter privacidade (o que é um tanto óbvio) e, além disso, podem estar correndo, até mesmo, risco.

Segue o link da notícia:

* http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/facebook-e-notificado-por-denuncias-de-violacao-privacidade.html

2 comentários:

  1. O pior de tudo, é que a maioria não para pra pensar no que e porque está fazendo isso.
    Afinal, porque você (pessoas que usam facebook, twitter, orkut)usa isso?
    Eu uso, muitas vezes penso em escrever algo que estou fazendo, mas daí penso novamente e vejo que não tem a menor necessidade.
    Afinal, qual a verdadeira função dessas redes sociais? Será que estamos usando elas da maneira correta?

    ResponderExcluir
  2. No facebook tem um espaço "No que você está pensando agora?"
    Penso que na Era da alienação e ostentação capitalista as pessoas não estão pensando muito bem.

    ResponderExcluir